sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dicas se segurança para que você não caia em algumas armadilhas de malwers

 Aqui segue algumas dicas simples para que você não seja vítima de malwers:

1) Não saia clicando em tudo o que ver pela frente. Você com certeza já recebeu emails com conteúdo malicioso, alguns que dizem ser de um banco para você desbloquear ou atualizar seus dados, outros com fotos suas de uma festa que você nem foi!  Por que clicar nisso? Se o seu banco precisar que você faça algo, eles provavelmente irão te ligar ou enviar uma correspondência. E por mais que o assunto seja do seu interesse, caso você note algo suspeito, desconfie, procure a pessoa que enviou o email e questione se é mesmo verdadeiro.

2) Verifique os links. Colocando o mouse sobre o link você poderá ver no canto inferior do navegador qual o link verdadeiro para onde você será levado ao clicar. Evite clicar no que você não conhece. Exemplo disso são links contidos no email que possuem o endereço de um site confiável, mas que na verdade são armadilhas, pois o link real (visto no canto do navegador) é outro. Vale lembrar que essa tática é mais utilizada em imagens e botões.


Como identificar um SPAM
    3) Não execute arquivos anexados ao email se não for algo que você solicitou, mesmo que você conheça o remetente. Principalmente os com extensão .exe. E, em todos os casos, examine o arquivo com antivírus e antispyware. 

    4) Jamais forneça dados pessoais, documentos e senhas por email ou formulários online.

    5) Dica mais do que óbvia e que nunca é demais lembrar: utilize senhas longas que contenham letras, números, caracteres especiais e letras minúsculas e maiúsculas.

    6) Vai guardar arquivos íntimos no computador? Nunca coloque de forma evidente, fácil de encontrar. Esconda as pastas e até mesmo as proteja com senhas.

      Nenhum comentário:

      Postar um comentário